domingo, 9 de janeiro de 2011

As Melhores Fotos em Astronomia 2/5

Eis o segundo post das que considero as melhores fotos astronômicas. Como prometido, vamos "aos poucos" nos afastando da Terra. (Desculpas pela omissão de alguns dos créditos).


A Terra à noite: Essa imagem se tornou um fenômeno em correntes de e-mails, então você provavelmente já esbarrou com ela. As luzes noturnas são particularmente abundantes em países desenvolvidos e áreas populosas. Regiões mais escuras incluem partes da América do Sul, Ásia, Austrália e praticamente toda a África. A imagem é uma composição de centenas de fotos capturadas pelos satélites do DMSP. Pode ser encontrada em maior resolução aqui ou aquiCréditos: C. Mayhew; R. Simmon (NASA/GSFC), NOAA/ NGDC, DMSP.



Pôr do Sol visto da Estação Espacial: Em 24 horas os astronautas/cosmonautas da Estação Espacial Internacional - ISS -  vêm 16 (!!) pores do Sol. Nessa foto temos um pouco desse espetáculo, e nas diferenças das cores distinguimos algumas das camadas da fina atmosfera terrestre. Aparecendo como laranja e amarelo está a troposfera, que contém  80% da massa de ar e praticamente todas as nuvens. Acima, numa camada em azul claro e nuvens brancas está a estratosfera, onde voam os aviões e vivem algumas bactérias. Acima, em azul mais escuro, está primeiro a mesosfera e depois a ionosfera, que se dilui  gradualmente até se confundir com o vácuo do espaço exteriorCréditos: Expedition 23 CrewNASA.


Estação espacial vista de cima: A ISS é o maior objeto feito pelo homem em órbita terrestre. É tão grande que pode ser facilmente vista (se você conhecer previamente a órbita) da Terra, e com a instalação dos novos painéis solares se tornou visível inclusive durante o dia. O Brasil é país membro para a construção da ISS, tendo tido por isso o direito de enviar o brasileiro Marcos Pontes ao espaço, entretanto, até agora não construiu ou pagou por um único parafuso que esteja em órbita (li em algum lugar que o direito ao astronauta brasileiro havia sido revogado pela NASA, e por isso o governo brasileiro pagou ao governo russo para que Pontes viajasse ao espaço como fez qualquer turista espacial). CréditosSTS-130 CrewNASA.


Astronauta instala janela panorâmica: Flutuando do lado de fora da ISS está o astronauta Nicholas Patrick, instalando os últimos detalhes da Cupula, um observatório panorâmico composto por sete janelas. A Cupula faz parte do recém instalado modulo Tranquility.


Observando o lar: A astronauta Tracy Caldwell Dyson observa a Terra desde o Cupola, à 350 quilômetros de altura. A essa distância o horizonte terrestre aparece claramente curvado.


Um vôo livre no espaço: Bruce McCandless II se distanciou 100 metros (mais que qualquer outra pessoa até a época) do ônibus espacial Challenger para tirar essa fantástica fotografia, em 1984. Essa foto é capa do CD da cantora Dido, intitulado "Safe Trip Home" (2008).


Buzz observa Eagle: O astronauta Edwin E."Buzz" Aldrin Jr. olha em direção ao módulo lunar "Eagle" durante a missão Apolo 11, em 1969. Na imagem também aparece a bandeira dos EUA e um sismografo. Não aparece na fotografia, ao lado esquerdo do astronauta, o "Laser Ranging Retro-Reflector" (LR-3) que utiliza o tempo de demora da luz para retornar à Terra para medir a distância entre os dois corpos. Entretando, o LR-3 é mais comumente citato como prova definitiva da ida do homem à Lua. A foto foi tirado por Neil Armstrong. Credit: Neil ArmstrongApollo 11 CrewGRINNASA


Voltando à Terra: Os primeiros humanos a caminhar por outro mundo (Neil Armstrong e Buzz Aldrin) voam para o modulo lunar para encontrar Michael Collins. Depois da mais famosa viagem dos tempos modernos, é hora de voltar para casa. Créditos: Apollo 11NASA.


Messenger fotografa Terra e Lua: A nave espacial Messenger, que está próxima à Mércurio, fez essa linda fotografia, onde a Terra e Lua aparecem como dois pequenos círculos refletindo a luz solar.  CréditosNASA/JHU APL/CIW.


Voyager fotografa Terra: Em 14 de fevereiro de 1990 a Voyager 1 está a 6,4 bilhões de quilômetros de distância (depois da óbita de plutão!), e tira uma fotografia da Terra em que nosso mundo aparece como um "palido ponto azul". 

Carl Sagan disse algumas poesias inspirado nesssa foto:

"Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem amam, todos a quem conhecem, qualquer um do quem escutaram falar, cada ser humano que existiu, viveram as suas vidas. O agregado da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e colheitador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.
"A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pensai nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração desse ponto. Pensai nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores dum canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores dalgum outro canto, quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de se matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
"As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algures para nos salvar de nós próprios.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
"Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que tenhamos conhecido."

5 comentários:

  1. Há novamente o problema de as fotos em maior resolução não estarem disponíveis (quando se clica sobre elas). Isso já foi resolvido para o primeiro post, mas nesse permanece (por enquanto).

    ResponderExcluir
  2. A da capa do cd da Dido e a que está acima dela são simplesmente fantásticas.

    ResponderExcluir
  3. Minha preferida é a do pôr-do-sol que dá pra ver as camadas, não só pela beleza da foto, mas pelas informações que recebi com ela.

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso é muito legal;chega a ser mágico sabe deve ser uma experiencia muito emocionante... Imagina:Ver o mundo inteiro bem de pertinho nosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida pra mim as mais impressionantes imagens são as duas últimas, nosso planeta tão distante, nos mostra o quão és grande esse universo e o quanto nós somos pequenos diante dele. Como me dá vontade de sonhar vendo uma imagem como esta, queria eu estar em uma máquina espacial que pudesse desbravar esse universo em um piscar de olhos, seria extraordinário.

    ResponderExcluir