domingo, 26 de dezembro de 2010

As Melhores Fotos em Astronomia - 1/5

Esse é o primeiro de cinco posts onde vou dividir com vocês uma seleção muito particular que fiz das que considero ser algumas das melhores fotos do céu (asseguro que foi muito trabalhosa a seleção). 
A proposta é que a cada novo post as objetivas das câmeras fotográficas e sensores fotossensíveis dos telescópios foquem em objetos cada vez mais distantes. Acrescentei abaixo de cada foto uma pequena descrição, porque entender o que se está observando, nesse caso, faz parte da magia. 
Lembro que é possível clicar sobre as fotos para vê-las em maior resolução. Espero que gostem!

Nuvens, pássaros, Lua e Vênus: Foto tirada durante um pôr do Sol em setembro de 2010, quando Vênus era visto próximo a Lua crescente. Na parte inferior da imagem, há negras nuvens de tempestade, e acima, nuvens anvil tomam forma. Créditos: Isaac Gutiérrez Pascual

Nuvens noctilucent sobre a Suécia: Algumas vezes é noite no chão, mas ainda dia no céu: enquanto a Terra gira para encobrir o Sol, sua sombra se faz desde o chão, e vai, aos poucos, subindo às alturas. Geralmente esse fenômeno produz um belo pôr do Sol, mas quando as nuvens em questão são noctilucent, as mais altas nuvens formadas em nossa atmosfera, então você tem um momento espetácular! Créditos: P-M Hedén

Aurora sobre o Alasca: 2010 foi um ano de incríveis auroras (também chamadas de northern lights no hemisfério norte). Elas podem ser, a primeira vista, confundidas com nuvens a refletir o luar. Mas diferentemente de nuvens, a luz da aurora é própria, e ela não bloqueia as estrelas que estão por detrás. Auroras são formadas pela colisão entre partículas carregadas da magnetorsfera e moléculas do ar da alta atmosfera. Algumas delas são previstas para alguns dias após um grande evento magnético vindo do Sol. Crédito: Paul Alsop
Aurora e trilha das estrelas sobre o Canadá: Com uma câmera, um tripé e um bom tempo de exposição (ou a união de vários curtos) é possível capturar o movimento de rotação da Terra, tornado óbvio quando as estrelas parecem se alongar no céu. E se você estiver próximo aos pólos terrestres, você pode também ter a sorte a capturar belas auroras. (Foto tirada durante a madrugada de 1º de março) Créditos: Yuichi Takasaka / TWAN / www.blue-moon.ca
Eclipse total na Antártica: O Sol, a Lua, a Antártica e dois fotográfos, todos se alinharam durante um eclipse solar total em 2003. Quando a "inesperada" escuridão dominou, a coroa solar se tornou visível à volta da Lua. Créditos: Fred Bruenjes (moonglow.net)

Lua e planetas pela manhã: Numa só foto estão Mercurio, Vênus, Saturno e a Lua crescente, durante um amanhecer na Alemanha. Créditos: Stefan Seip (TWAN).
Folha, gelo e Orion: As partículas de gelo na folha parecem imitar as estrelas brilhando longe no céu. A grande estrela azul é Sirius, a mais bilhante do nosso céu. A azul menor é Riguel, e mais acima temos a gigante vermelha Betelgelse. Entre Riguel e Betelgelse, as três marias (que fazem parte da constelação de Orion e representa o cinto do caçador). Bem a esquerda, próximo de uma árvore, temos um meteoro, e atrás delas temos o risco de um avião. (Foto tirada com uma Canon em 42 segundos de exposição) Créditos: Masahiro Miyasaka

Noite estrelada em Foz do Iguaçu: Foto tirada em 4 de maio no Parque Nacional do Iguaçu, que faz fronteira com a Argentina. É muito nítido o braço de Órion da Via Láctea, onde está o Sistema Solar. Seguindo a Via Láctea, da esquerda para a direita, temos a Alfa (geralmente a mais brilhante da constelação) de Centauro e a Beta de Centauro; um pouco mais a direita temos o Cruzeiro do Sul e já bem a direita temos Sirius. Créditos: Babak Tafreshi (TWAN)

Gracioso Arco: O arco da Via Lactea começa e termina sobre duas montanhas, neste estrelado panorama. A esquerda temos a montanha californiana Lassen, e a direita a Shasta, justo abaixo do aglomerado de estrelas e poeira que indicam o centro da nossa galáxia. Ambos, Lassen e Shasta, são vulcões que fazem parte do Anel de Fogo do Pacifico. A imagem foi criada por um mosaico de 24 fotos, com tempos de exposição diferentes para o céu e o solo.
A estrada de leite: "Via Lactea" é uma expressão em latim que significa estrada/caminho de leite. É assim chamada pois os gregos olhavam o céu e viam ali leite derramado. Segundo sua mitologia, para que Hércules se tornasse imortal, ele deveria ser amamentado quando criança pelo seio de sua madrasta Hera, mulher de Zeus (chamado de Júpiter na mitologia romana). Hermes (Mercúrio, para os romanos), outro filho de Zeus, colocou a criança no seio de Hera enquanto ela dormia. Entretanto, Hera acordou enquanto amamentava e notou que estava alimentando um bebê desconhecido. A deusa empurrou o bebê e um jato de seu leite se espalhou pelo céu noturno, produzindo a faixa de luz conhecida como Via Láctea. Outras incríveis fantasias de Larry Landolfi podem ser vistas aquiCréditos: Larry Landolfi

4 comentários:

  1. Rodrigo, são lindas as fotos! XD Mas tenho duas preferidas, de todas que eu vi. A segunda, com as nuvens noctilucent, é uma foto incrível. Na verdade, o fenômeno em si é bastante interessante. Mas nenhuma foto é mais magnífica do que o eclipse solar na Antártida. É incrível. O alinhamento e o tamanho dos astros na dimensão distorcida pelo pólo são fantásticos. Parece uma pedra solta de uma avalanche, lindo mesmo!

    Grande abraço,

    Igor

    ps: eu não lembro se eu comentei, mas achei incrível o post anterior, com os mecanismos complexos descritos por animações simples, facilitando o entendimento. didático e divertido.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas as fotos. Eu cheguei a ver a aurora no Canadá duas vezes, mas não tão pronunciada como essas fotos.

    Minha preferida é a que mostra Mercurio, Vênus, Saturno e a Lua crescente. Dá até pra fazer um quadro.

    ResponderExcluir
  3. Acho que as minhas preferidas são as da Suécia e a que mostra Mercúrio e Venus.
    Tás virando um blogueiro profissional. Tô gostando de ver!!!

    ResponderExcluir
  4. Minhas fotos preferidas, dentre as fotos preferidas, são: na primeira postagem, a foto do noctilucent e "Folha, gelo e Orion"; na segunda postagem, a terceira e nona fotos; na terceira postagem, a terceira foto; na quarta, a terceira, quinta e sétima fotos; e todas da quinta postagem. Sugiro que aguardem para ver!

    ResponderExcluir