domingo, 9 de janeiro de 2011

Menina de 10 anos descobre supernova

Fonte: Revista Galileu; 04/01/2011. 
A jovem canadense Kathryn Aurora Gray, de apenas 10 anos, se tornou a pessoa mais nova a descobrir uma supernova, segundo anunciou a Sociedade Real de Astronomia do Canadá. De acordo com a instituição, a garota localizou a supernova na constelacao de Camelopardalis enquanto observava imagens do espaço registradas pelo Observatorio Abbey Ridge no computador de sua casa. Kathryn, em entrevista à rede canadense CBC News, disse estar muito animada com a descoberta. "Eu fiquei muito feliz quando vi as imagens, mas não tinha muita certeza que era uma supernova", afirmou. A descoberta foi confirmada em seguida por dois astrônomos profissionais e encaminhada para a União Astronômica Internacional. 
Supernova é o nome dado a corpos celestes surgidos após explosao de estrelas de muita massa. Uma vez que a supernova pode ofuscar milhões de estrelas normais, ela pode ser vista com telescópios amadores. Esse tipo de formação é interessante aos astrônomos porque contém a maioria dos elementos químicos que juntos formaram a Terra e outros planetas. Além disso, supernovas distantes podem ser usadas para estimar o tamanho e a idade do nosso universo. 

7 comentários:

  1. Taí uma garotinha que vai ter todo estímulo para continuar estudando. Espero que vá longe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Nunca subestime a curiosidade de uma criança...
    Essa tem grande futuro e pode descobrir muitas coisas no ramo da ciência. Essa notícia pra mim é "supernova".. rs
    =D

    ResponderExcluir
  3. Ou meu, tú é amigo do Caio? Acho que rolou uma coincidência internética agora...

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathan! Sou amigo de dois Caios =D Um deles trabalha com som.

    ResponderExcluir
  5. Baita coincidência! É tú mesmo! Fui hospede dele pelo Couchsurfing e te conheci na casa dele. No dia vc até mostrou pra gente tua apresentação de astronomia que vc leva pras escolas, lembra?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, coincidência mesmo!! Agora fiquei mega curioso por saber como vc encontrou meu blog =D, pq não sou tão popular assim, rsrsrs. Ainda indo na UERJ ou Odeon?

    ResponderExcluir
  7. Cara, tava procurando críticas ao Marcelo Gleiser, acredita? Hahaha... Aí cai em um post que vc fala de um livro deles.

    Cara, até tenho ido sim... Fui em julho passado e devo ir em março próximo. E vc? Te trabalhado com astronomia? Ainda fazendo aquelas palestras de divulgação científica? Chegou a falar com as professora Glória na UERJ?
    Abraço!

    ResponderExcluir