quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mês de abril de 2010 foi o abril mais quente do século

A NOAA - National Oceanic & Atmospheric Administration - é um órgão que faz parte do Departamento de Comércio dos EUA e que tem como uma de suas missões entender e prever mudanças climáticas na Terra.
Regularmente este órgão publica notas, artigos e análise de dados de seus monitoramentos, e um deles me chamou a atenção. Abaixo uma imagem bem alusiva (sugiro que você clique nela).


Como se pode ver há muitos pontos vermelhos, indicando um aumento da temperatura relativamente aos registro médios entre 1971 e 2000 para o mês de abril. Há tantos deles que as temperaturas médias combinadas dos oceanos e superfície foram suficientes para quebrar o recorde da maior para o mês de abril do século 20, com 14.5°C (0.76°C acima do recorde anterior). Na verdade, foram quebrados também os recordes para as medições individuas das temperaturas de superfície e oceânicas, e não só a combinada.
Outras análises indicam que a área coberta pelo gelo do Oceano Ártico (o que fica no norte) está pela 11º vez consecutiva abaixo da média obtida entre os anos de 1979 e 2000, e sua espessura está reduzida em torno de 40% dos registros históricos.
Dentre as implicações óbvias para o ecossistema da região, o degelo implica uma menor quantidade de radiação refletida ao espaço (a neve, por ser "branca", reflete mais luz), significando um fator a mais para o aquecimento do planeta. A meu ver, evento correlato ao aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário