quinta-feira, 9 de setembro de 2010

20 Maneiras de Ser Criativo

Numa de minhas pesquisas em bibliotecas públicas, encontrei um papel amarelado pelo tempo, dobrado em um dos livros, datando de 86. Tirei uma cópia e o devolvi exatamente como estava, imaginando que outro ainda pudesse tirar proveito desse achado. Gosto muitissímo desse texto.

Abaixo a transcrição:

Título: 20 Maneiras de Ser Criativo.
Por Whitt Northmore Schultz - Universidade de Buffalo.
Impresso na Folha de São Paulo de 01/06/1986.

1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça.
2. Todo dia escreva pelo menos uma ideia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar empresa.
3. Escreva seus objetivos especiais de vida. Carregue no bolso, sempre.
4. Faça anotações. Não saia de casa sem papel e lápis. Anote tudo, não confie na memória.
5. Armazene ideias. Coloque em cada pasta um assunto. Ideias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro.
6. Observe tudo cuidadosamente. Observe e absorva. Aproveite o que você observa. Observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.
7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos.
9. Descubra novas fontes de ideias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.
10. Compreenda primeiro. Depois julgue.
11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado e aberto.
12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.
13. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.
14. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, se não você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a ideia, não a deixe morrer.
15. Construa grandes ideias a partir de pequenas ideias. Associe ideias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as ideias que você tem.
16. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.
17. Crie grandes metas. Grandes objetivos.
18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como.
19. Lembre-se de que uma ideia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande ideia arquivada.
20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes ideias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo “ocioso” dos seus criadores.

Um comentário:

  1. Boa ideia, devolver o texto ao livro onde o encontrou. Melhor ainda foi copiar e postar no blog. Tem dicas que vou seguir agora mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir