quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mecanismos complicados expressos em animações simples

Recebi por e-mail animações muito bem elaboradas que explicam o funcionamento de alguns motores. Gostei e compartilho, mas desconheço a autoria. (Para as animações que parecem não querer se animar, basta clicar sobre elas).


Princípio do Motor a Vapor: os motores a Vapor utilizados nas locomotivas mais antigas eram baseados no princípio da reciprocidade. Desenvolvido em 1698: 

Máquina de Costura: Basicamente, a máquina consiste num mecanismo que faz mover uma agulha na ponta da qual está enfiada uma linha que é em cada movimento de passagem pelo tecido enrolada noutra linha colocada numa bobine separada. O movimento pode ser feito manualmente, por meio de um pedal ou por um motor elétrico. Desenvolvido em 1790:

Mecanismo Maltese Cruzado: Este tipo de mecanismo é muito utilizado em relógios para comandar o movimento dos segundeiros. Desenvolvido em 1893:


Junta de Velocidade Constante: Este mecanismo é utilizado nos veículos de tração dianteira, como forma de transmitir tração mesmo com a torção das rodas (junta homocinética). Desenvolvido em 1926:


Motor Rotatório: Também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos. Desenvolvido em 1957:


Caixa de Câmbio: O mecanismo também chamado de “Palanca de Mudanças” é largamente utilizado em automóveis para troca de engrenagens de tração de forma manual. Desenvolvido 1961:



Motores Radiais: São usados em aviões, possuindo uma hélice conectada ao eixo que disponibiliza a potência para produzir o empuxo necessário para mover o avião. Desenvolvido em 1970:




Sistema de Torpedos em Destroyers: Este mecanismo é utilizado em navios Destroyers para operações militares. Os modernos Destroyers começaram a navegar na década de 90.  


2 comentários:

  1. Que legal, Rodrigo! Agora já sei do que os mecânicos estão falando quando dizem que o carro "tá cum pobrema no mucinete". :) O mecanismo maltese cruzado é de uma elegância só! Gostei muito. Boas Festas!

    ResponderExcluir